Recentemente, o apresentador e jornalista Zeca Camargo revoltou
músicos do gênero ‘Sertanejo Universitário’, após dar uma declaração dizendo
que eles são fenômenos que "empobrecem" a cultura brasileira.
Revolta da qual não compreendida por mim...
Cantores de sertanejo universitário não fazem músicas de
apelo comercial?
Em outras palavras, não fazem músicas que tem por objetivo
único e exclusivo de ‘vender’?
Realmente a hipocrisia está presente em todos os setores e
classes. E além da hipocrisia, há também o desconhecimento.
Muitos desses músicos devem desconhecer o campo estético da
Cultura de Massa, que ao contrário da Cultura Popular e da Cultura Erudita, não
preza pela espontaneidade e percebe a cultura e a arte como mercadoria e fonte
de lucro, mas incorpora seus atributos, banalizando-os e esvaziando-os de seu conteúdo original, pois valoriza somente os aspectos que caem no gosto da
massa e possuem potencial para lucro, oprimindo assim, outras manifestações culturais que vão perdendo espaço e legitimação social
paulatinamente.
A Cultura de Massa foi criada e produzida pela mídia com um
objetivo específico, atingir a massa, transformando-os em produtos para o
consumo, estando sempre ligada ao poder econômico do capital industrial e
financeiro.
A Indústria Cultural transforma cultura e arte em produto,
seguindo a lógica do sistema capitalista, sendo o instrumento que processa os
“produtos” culturais em grande escala, em série industrial.
Esta cultura de entretenimento é hipnotizante, entorpecente,
indutiva. Ela é introjetada no ser humano de tal forma, que se torna quase
inevitável o seu consumo, principalmente se a massa não tem o seu olhar e a sua
sensibilidade educados de forma apropriada, e o acesso indispensável à
multiplicidade cultural e pedagógica.
A verdade dói, mas liberta.
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