terça-feira, 29 de abril de 2014

Razão


Após muito tempo afastado daqui, estou de volta pra falar de um dos assuntos mais polêmicos do momento, mas visto por outro ângulo, visando mais a minha área, a jornalística, e prestando esclarecimento à leigos.
Não estou querendo defender a Rede Globo, mas por menor que seja, o dançarino tinha seu espaço na mídia, o que explica a ênfase dada ao fato de sua morte em comparação à outras, além dele ser funcionário de umas das maiores emissoras de TV do mundo, e é absolutamente normal e compreensível uma empresa homenagear seu funcionário que morreu, sinceramente acho a indignação em relação a isso totalmente injustificável.
A seguir algumas citações com base jornalística que justificam minha opinião:
"Toda notícia é um acontecimento e todo acontecimento é um fato, mas nem todo fato é acontecimento e nem todo acontecimento é uma notícia!"
"A notícia é geralmente um fato atual, verídico, de interesse geral e desconhecido do público. É a informação pura e simples que se reveste de interesse jornalístico. É a matéria-prima do Jornalismo, normalmente reconhecida como algum dado ou evento socialmente relevante que merece publicação numa mídia."
"Relevância: notícia deve ser importante, ou, pelo menos, significativa. Acontecimentos banais, corriqueiros, geralmente não interessam ao público"

Até a próxima, com polêmica ou não rs*.

abs,

Luan Toja

Um comentário:

  1. Concordo plenamente porém acho que a Rede globo já que foi a citada acima usou tal assunto " corriqueiro " ou não para desviar o foco de outras coisas mais importantes que estavam acontecendo! Concorda que se fosse um homem qualquer eles não teriam dado a ênfase que deu , e a repercussão? A globo manipula a cabeça de mentes bitoladas, e o principal papel como maior rede nacional é fazer com que a massa tenha um pensamento unânime. Gostei muito do post , continue assim você tem talento. Abs.

    ResponderExcluir